sexta-feira, 27 de maio de 2011

PALESTINA


Contra a repressão


Pelo estabelecimento do Estado da Palestina

O Conselho Português para a Paz e Cooperação repudia com veemência a brutal violência com que o exército israelita reprimiu as manifestações populares palestinianas por ocasião do 63.º aniversário da *Nakhba* (catástrofe), ou seja, a expulsão dos palestinianos dos seus territórios. Confirmados estão 24 mortos e centenas de feridos, alguns com gravidade. 
 
Estas manifestações mobilizaram dezenas de milhares de palestinianos em Jerusalém Leste, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, bem como nas fronteiras do Líbano e Síria com Israel.Estas manifestações surgem num momento em que mais de uma centena de países do mundo já reconheceu oficialmente o Estado palestiniano nas fronteiras de 1967 (aliás, como estabelece a Organização das Nações Unidas) e em que 17 partidos palestinianos (entre os quais a Fatah, o Hamas, a FPLP, a FDLP, o PPP e a Jihad Islâmica) assinaram um acordo de cooperação com vista à formação de um governo de unidade nacional, acabando com a divisão que desde há anos vinha minando a luta do povo da Palestina.

Saudando estes esforços de unidade do povo da Palestina, o CPPC reafirma a necessidade urgente de:

·        Acabar com a ocupação israelita;

·        Desmantelar os colonatos e impedir a construção de novos colonatos;
·        Remover o muro de separação;
·        Levantar o bloqueio a Gaza;
·        Estabelecer o Estado da Palestina dentro das fronteiras de 4 de Junho de 1967, com Jerusalém Leste como capital;
·        Garantir o direito de regresso dos refugiados.

O CPPC exige do Estado português que se bata por estes pontos, previstos em sucessivas resoluções da ONU, e que reconheça o quanto antes o direito do povo palestiniano a um Estado independente, soberano e viável. Desta forma estará a cumprir o que está inscrito na Constituição da República Portuguesa.

Lx.23/5/2011

Conselho Português para a Paz e Cooperação - Rua Rodrigo da Fonseca, 56 - 2º
1250 -193  Lisboa, Portugal
Tel. 21 386 33 75 / Fax 21 386 32 21  e-mail : conselhopaz@netcabo.pt