quarta-feira, 18 de maio de 2011

Protesto contra operação da NATO no Afeganistão deixa onze mortos


Mais MORTOS humanitários!


Agências internacionais referem que onze pessoas foram mortas e mais 50 ficaram feridas durante protestos da população contra uma operação nocturna da NATO que fez vários mortos na cidade de Talokan, capital da província de Takhar, no norte do Afeganistão, informou uma autoridade local da área de saúde.
- Não há mais quartos disponíveis no hospital, está tudo oucpado por feridos - disse Hassan Bassej, chefe do principal hospital da província de Tahar.
A polícia local e moradores disseram que eram civis quatro pessoas mortas na operação realizada por tropas e forças de segurança afegãs da NATO na noite de terça, mas a coligação diz que os mortos eram rebeldes armados que tentaram abrir fogo contra os soldados.
Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se em protesto nas ruas de uma cidade no norte do Afeganistão, gritando "morte à América" e exigindo justiça para o ataque da NATO.
O governador da província, Abdul Jabar Taqwa, disse que as quatro vítimas do ataque eram duas mulheres e dois homens que foram mortos quando tropas invadiram uma casa na noite de terça-feira em uma área conhecida como Gawmal fora Talokan. Ele disse que ninguém de seu governo tinha sido informado sobre o ataque e que a NATO agiu unilateralmente.
A NATO realiza incursões nocturnas com as forças afegãs, o que gerou os protestos porque costumam provocar mortes ou maus tratos de civis.